Por volta de meia noite do dia 1º de Junho, ouvi uma música, ainda um pouco distante, misturada a gritos e bombas muito fortes, aos poucos a música se tornava mais forte então deu para ouvir claramente:
“Acorda, vem ver, vem ver recordação acorda todo povo que é primeiro de São João. O primeiro de São João, é dia de alegria canta homens e mulheres até amanhecer o dia”
Acordei e presenciei a uma das mais belas manifestações culturais de Malhador. Uma manifestação que envolve música, versos, instrumentos como triângulo, sanfona, zabumba e fogos. O resultado dessa mistura é muita alegria. O grupo de pessoas através de cantos e versos acordam os cidadãos malhadorenses e pende doação em dinheiro ou bebidas,o que motiva o grupo a continuar sua caminhada e visitação.
Contam que essa manifestação iniciou com o senhor João Batista, mais conhecido como finado João Piloto, há 48 anos quando o seu filho Nias nasceu. Ele reuniu os amigos e saiu em cortejo pela cidade cantando e comemorando o nascimento da criança. Essa brincadeira tornou-se tradição e agrupa hoje pessoas de diferentes famílias de Malhador.
A população malhadorense está de parabéns por manter viva está brincadeira, fortalecendo as tradições da nossa terra.
Texto escrito 1:30 da madrugada de 1 de junho de 2013.