A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO RESISTIDO NA SAÚDE DA MULHER
O preconceito em relação à participação da mulher em atividades esportivas inicia à Grécia Antiga, quando ela era proibida até mesmo de assistir aos Jogos Olímpicos. Apenas em 1972 as mulheres foram admitidas a participar de competições oficiais de maratonas e outras modalidades de longa duração.
A importância da atividade física é de grande importância para toda a população em ambos os sexos, promovendo uma maior qualidade de vida.
Com o aumento da divulgação em relação aos variados tipos de modalidades relacionadas à atividade física, o treinamento resistido apresenta uma maior gama de benefícios à saúde da mulher.
Os exercícios resistidos, também conhecidos como exercícios contra resistência, são exercícios de fortalecimento muscular, exercícios com pesos, e mais popularmente, musculação.
O treinamento resistido tem como características benéficas:
Aumento da massa muscular;
Força muscular;
Aumento da massa óssea (retardando a osteoporose);
Redução do percentual de gordura;
Regulação da pressão arterial (evitando e eliminando hipertensão);
Regulação da insulina (evitando a diabetes mellitus);
Dentre vários outros benefícios à saúde da mulher.
O treinamento resistido ajuda a regular a produção de estrogênio (hormônio predominantemente feminino) e na manutenção da massa muscular em mulheres gestantese auxílio no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes de membros inferiores e a melhora nas condições de irrigação da placenta.
Referências bibliográficas
1. Nóbrega ACL, Freitas EV, Oliveira MAB, Leitão MB, Lazzoli JK, NahasRM, et al. Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicinado Esporte: Atividade Física e Saúde da mulher. RevBrasMed Esporte 2000;6:215-6.