A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
A violência na escola é um problema que vem assustando toda a sociedade atualmente, e isso é uma conseqüência da vida fora da escola. Por isso, o esporte aparece como uma alternativa para abrandar esta situação.
O ambiente escolar não suporta mais ver determinadas situações, como uso e venda de drogas, roubos, assassinatos de alunos e professores, destruição do próprio patrimônio, porque este espaço este espaço foi feito para educar os cidadãos e para oferecer-lhes ensino, lazer e tranqüilidade. E isso não ocorre somente no Brasil. A violência na escola parece ser uma tendência mundial: recentemente aconteceram crimes em escolas norte-americanas e inglesas, envolvendo crianças e adolescentes.
A escola atual é o reflexo de uma sociedade competitiva – e não esportiva para não confundir – que vive na luta pela sobrevivência e que recebe muitas informações – informações do mundo inteiro – mas que não tem formação ética, religiosa e educacional, no sentido formativo. Uma sociedade cuja célula-mãe, a família, anda desestruturada.
O esporte, não como mais uma competição ou uma imposição militar, deve ser incentivado para diminuir a violência na escola. Deve ser desenvolvida uma prática esportiva que discipline o corpo e a mente do educando para que ele se sinta realizado do ponto de vista de sua formação mental e física, afastando-o cada vez mais de coisas negativas, como são as drogas e crime.